sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Uma história só pra mim, Moacyr Sciliar

          ANA LUA:

         Uma história só pra mim é um livro escrito por Moacyr Sciliar, com grandes momentos de emoção, companheirismo e coragem.
         Rodrigo mudou-se para um prédio onde todos eram muito amigos, mas de repente aparece João, um garoto esquivo, feio e problemático que não procurava fazer amizades, mal cumprimentava as pessoas, que se mudou pra lá com sua mãe. Por João ter um jeito esquisito, despertou curiosidade nos garotos do prédio, principalmente em Rafael, que adorava dar uma de detetive.
         Um dia estava Rodrigo e Fernanda, amiga do prédio, no playground quando João passa, senta com eles e o garoto conta a sua historia, disse várias coisas inclusive que seu pai era médico e já tinha morrido. No dia seguinte, Rodrigo e Fernanda contam a história que haviam escutado na noite para seus amigos, mas como Rafael acha muito esquisita começa a tentar descobrir a verdade sobre João; quando um dia leu um livro e percebeu que era a mesma história que João tinha contado a seus amigos, logo que descobriu foi contar a Rodrigo e Fernanda.
        Juntos, Rafael e Rodrigo vão atrás do autor desse livro, o Brandão Monteiro, na editora que publicou o livro, lá eles descobrem que o autor é pseudônimo, ou seja, que escrevi em anônimo, mas escondidos eles entram numa sala e conseguem pegar o endereço desse tal autor.
        Uma vez João ficou com pneumonia, então Maria Helena, sua mãe, foi conversar com Rodrigo, que contou toda a história sobre o seu filho, que ele andava sem amigos, muito triste, sentindo sozinho e que ele estava doente, com uma vontade de conhecer o pai. Rodrigo lembra que tinha o endereço do pai de João e junto com Rafael vão atrás dele.
       Chegam até a casa do pai de João, que primeiro os estranhava, depois os trataram muito bem. Lá eles conversaram muitas coisas e decidiram que voltariam junto com Pedro, o “Brandão Monteiro”, para a cidade ver o João.
       No hospital, pai e filho se dão muito bem, e depois de uns dias João sai do hospital e pede ao pai que faça uma história só para ele, ele adorou o pedido e faz essa história junto com o filho, imprimindo o livro na antiga tipografia do tio de Pedro. 
       Depois de muito tempo, Pedro vai freqüentemente à casa de João, Maria Helena se casa, mas se torna amiga do seu ex-marido. Rafael namora com Fernanda há um ano, e já estão na universidade com João e Rodrigo.

   
      LAISLA:

      Uma história só pra mim foi escrita por Moacyr Scliar, que é uma grande autor, este livro é uma ótima obra para os adolescentes de hoje em dia, pois no livro mostra uma história de amizade amor carinho e ajuda. João é esquisito, feio e problemático. Não tem amigos, mal fala com as pessoas e vive sozinho com a mãe. Porém, não deixa de ser notado pelos garotos do prédio onde vive. Para a garota Fernanda, João é chatinho e metido,do tipo que não da moral, para o Rafael que é um menino curioso, ele é um mistério; mas para Rodrigo, João é um adolescente que precisa de ajuda, e de novos amigos.

       Mas João tem lá seus motivos para ser assim tão estranho: não vê o pai a muito tempo... Por que será que isso aconteceu?

       FERNANDA:

       João é um garoto que não tem muitos amigos, e tem prpblemas para fazer novas amizades, mora em uma prédio. Ele sente inveja de Rodrigo, pois ele tem um avô que é muito legal, e o avô de João ja tinha falecido.
       João era de filho um escritor Brandão Monteiro, só que ele não tinha contato com seu pai.
Quando o garoto ia conhecer alguém, contava-lhes as histórias de seu pai como se fosse a dele. Fernanda uma garota do prédio, não gostava nem um pouco de João, para Rafael, um menino que também morava em seu prédio, João era um enigma à ser descoberto.
      Rafael gostava de Fernanda, a garotinha do prédio, e mostrava ciumes.
     Ao passar do livro, Rodrigo e Rafael, ajudam João, a reencontrar o seu pai que não mantia contato, ajudam também a João escrever a sua própia história.
     É um bom livro, ele fala da falta do pai ao adolescente, e que podemos escrever a nossa própia história.


      INGRID:

     Nessa história, Moacyr fala sobre Rodrigo, um menino que foi morar em um prédio, qual teve vários amigos. E que recentemente chegou um menino um tanto estranho, o João.
     Ninguém sabia absolutamente nada dele, até que um dia ele chegou e contou sua suposta historia para o Rodrigo e a Fernanda, na qual se pai era médico e que já tinha morrido. O Rafael fica sabendo dessa historia e como é o detetive do prédio, tenta descobrir a verdade.
     De repente, o João fica doente, e sua mãe Maria Helena, que já conhece o Rodrigo, fala com o garoto. Enquanto isso, Rafael cumpriu o que queria, descobri a verdade sobre o João. Com isso, muitas coisas se acertam em pouco tempo.
     Moacyr conta uma história legal para nós, que nos mostra algo que de repente, aconteça mesmo com algumas pessoas, principalmente o fato de ficar muito tempo longe de seu pai, de mentir em algumas coisas... E que prova que no final, sempre há uma esperança.



      CAMILA:

      Conta a historia de um menino chamado João que vai morar com sua mãe em um prédio onde tem vários meninos e meninas da sua idade, só que ele não é desse que conversa ele gosta de ficar sozinho, certo dia Rodrigo um dos meninos do grupo de adolescentes chamou João para conversar com eles conta uma historia comovente sobre o seu pai conta que seu pai era um medico que foi para as florestas salva as vidas dos índios e conheceu um índio chamado irape que seu pai tinha morrido para salvar ele...
     Só que os meninos do prédio acabam descobrindo que João tirou aquela historia de um livro do escritor Brandão monteiro e resolve investigar a vida de João.
     Descobrem que o pai dele esta vivo e que o ama muito João estava doente, mais deu tempo de seu pai visitar ele no hospital e com a visita do seu pai João melhorou e foram vivendo sempre juntos e como o natal tava chegando o pai de João e ele fizeram um livro são para eles dois o nome desse livro era uma historia só pra mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário