sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Os Miseráveis, Victor Hugo


       ANA LUA:

       Depois de anos detento, Jean Valjean muda-se de cidade. Ao chegar, ninguém queria hospedá-lo por ser um ex-presidiário, com exceção do bispo da cidade que lhe dar comida e abrigo. Com o rancor ainda permanente em Valjean, na madrugada rouba a prataria do Monsenhor. Logo foi pego pelos polícias e levado ao bispo, que para salvá-lo, diz ter lhe dado os utensílios.
         Arrependido, Jean Valjean desloca-se para outra cidade, mudando seu nome, tornando-se um grande e caridoso empresário, também o prefeito da cidade. Mas com o passar do tempo, passa a ser vigiado por Javert, guardião policial, cujo supõe que o prefeito e Valjean sejam a mesma pessoa; porém não consegue provar.
        Fantine, empregada do prefeito, é despedida, e sem condições é obrigada a se prostituir, indo presa por envolver-se numa briga. Seu ex-patrão descobre o que aconteceu e com sua autoridade, a tira da cadeia, por estar muito doente. Vendo que Fantine já estava para morrer, o prefeito promete cuidar da sua filha.
        Antes de cumprir seu prometido, revelou que era Jean Valjean, para evitar que inocentes fossem presos em seu lugar. Com a descoberta do ex-prisioneiro, Javert persegui Valjean para prende-lo, mas ele foge com Cosete, a filha de Fantine, para um convento.
        Passam anos ali, até que Cosete se apaixona e casa com Marius, que proibi as relações da sua esposa com seu “pai” Valjean. Ao descobrir que o “pai” de Cosete, era um ex-presidiário, porém um homem muito competente e caridoso, Marius e Cosete foram visitar Valjean, que está muito fraco e morre, porém feliz em reencontrar sua “filha”.
        Os miseráveis, é um livro muito bom que mostra como as pessoas podem mudar se elas receberem a ajuda da caridade de outros.

        
         FERNANDA:

       Jean Valjean é condenado a passar 10 anos nas galés, por roubar comida para ajudar a sua familia. Depois de ser solto, vai procurar um lugar para ficar, depois de muita procura é abrigado na casa de um pastor, ele passa alguns dias, mas acaba roubando alguns talheres de prata.Jean Valjean depois de algum tempo, sob desfarce vira prefeito de uma cidade, ele se torna um homem bondoso, ajuda os trabalhadores, os mais necessitados.
        Mas Javert, um policial que desconfiava da verdadeira identidade do prefeito.
        Valjean conehce Fantine uma jovem que tenta vender seu corpo para ter dinheiro e sustentar a sua filha Cossette, mas Cossette vive com os Thénardier, uma familia qua maltratava-a. Valjean se torna muito amigo de Fantine, da a ela abrigo e comida, promete a ela que vai ajuda-la com sua grave doença e resgatar sua filha. Fantine morre, e Valjean vai comprir sua promessa de cuidar de sua filha. Valjean conta o seu segredo, a sua verdadeira identidade para que um homem inocente não fosse preso em seu lugar.
        Ele vira um fujitivo, e resgata Cossette, eles tem que fujir, vão parar em um lugar que só entrar mulheres, mas Valjean tinha um amigo que ele ajudou no passado que conseguiu lhe esconder com a sua "filha" por muitos anos.
        Cossette pede ao seu "pai" para que podessem sair do lugar que eles sempre moravam, quando eles saem a menina conhece Marius, eles se apaixonam.
        O livro é muito bom, pois mostra que as pessoas podem mudar para melhor, ele atrai o interece do leitor para saber o final.


        INGRID:

        Essa obra, conta a história de Jean Valjean, um homem miserável que quando mais novo, pelo roubo de um pão por necessidade, foi condenado quase vinte anos de prisão. Quando solto, continua sendo o homem ruim que era na cadeia. Depois de algum tempo, mostra a ser o bom homem, e ganha o titulo de prefeito na cidade, quando conhece Fantine, e resolve ajudar a filha da moça, a Cosette. Jean Valjean, passa por muitas em sua vida, muitas pessoas inesquecíveis também, Isso porque aprende, e porque descobre o amor, por principalmente a qual considerava sua filha, a Cosette, que casa com Marius, e proíbe ver seu “pai”, por ser um ex-presidiario. Mas ninguém melhor que Cosette para conhecê-lo, e saber que é uma pessoa maravilhosa, e o reencontra.
        Victor Hugo passou uma vida fascinante para nós, e que pode acontecer com muitos. A história é grande, mas que vale a pena, um conto, uma lição de vida cheia de mistérios, que acontece algo a cada momento menos esperado.


       LAISLA:

      Na cidade de Dignes vivia um bispo muito bondoso, onde morava numa casa paroquial. Aproveitando dessa bondade, um forasteiro chamado Jean Valjean, que tinha acabado de ter cumprido 19 anos de prisão, foi pedir ajuda, e como era de se esperar o bispo lhe deu o que comer e dormir. Após se alimentar e dormir um pouco, Jean fugiu roubando talheres, porém foi encontrado mais tarde pelos policias da região, sua desculpa era que o próprio bispo havia lhe dado os talheres, e sem acreditar foi levado até a casa do bispo para saber a verdade. Chegando lá,o bispo falou que tinha dado de presente, isso para que ele não fosse preso novamente, e ainda lhe deu um castiçal. Valjean foi embora da cidade muito arrependio.
     Próximo daquela cidade, uma senhora procurava alguém para quem deixasse sua filha Cosette, e encontrou aos Thénardier, um casal muito ganancioso, que só se importava com eles mesmos. Fantine sem opção deixou por tempo , onde sempre enviava dinheiro para as despesas. Dinheiro esse que conseguira trabalhando na fábrica do prefeito. Enfim, em alguns meses de trabalho Fantine foi demitida por inveja e medo das colegas de trabalho .Desesperada sem saber o que fazer, e com os Thénardier cobrando mais e mais dinheiro, Fantine adoece e foi recolhida no meio da rua pelo prefeito que ela pensava que tinha a demitido. Quando ficou sabendo do acontecido o prefeito se sentiu muito culpado, porém Fantine não resistiu e veio a falecer.
        Tendo esse sentimento de culpa, o prefeito resolver buscar Cosette, contudo não esperava que fosse reconhecido. Na verdade ele era Jean Valjean, sendo mais uma vez preso, agora com pena de morte, mas como prefeito e conheçido por toda França, sua pena foi amenizada para prisão perpetua. Alguns anos mais tarde, Jean Valjean é dado como morto ao . mas ele não estava morto e apareceu na casa dos Thénardier como havia prometido, onde foi buscar Cosette, e assim, indo morar com ela em um convento, tendo enfim um lugar tranquilo para morar e dando uma boa educação para a jovem. No final das contas Marius um jovem simplis, se apaixona por Cosette.
         Após Marius se recuperar dos ferimentos causados na batalha, pediu a mão de Cosette em casamento, onde Jean lhe aceitou. Na festa de noivado, Jean contou sua história de vida, uma história com muitas mentiras, além de ser procurado pela polícia. Dessa forma, decidiram que era melhor o afastamento dela. Mais tarde Marius descobre a verdadeira história sobre Jean, um homem que passou sua vida com muito sofrimento, e quem o salvou de uma morte certa na batalha. Sabendo desses fatos Marius decidiu retomar o relacionamento com o sogro junto com sua mulher, mas Jean Valjean estava muito mal de saúde, aonde veio há falecer algum tempo depois.

     
           CAMILA:

       Conta a historia de Jean valjean que foi preso por tentar roubar um pão para família e com isso ele pegou 19 anos de Gales. Ao sair dos Gales Jean tentou levar uma vida nova e arranjar emprego mais recebia menos que os outros por ser ex-presidiário então Jean foram tentar a vida em outra cidade mais as pessoas o não o queria por perto nem se ele pagasse e então Jean foi pedir abrigo na casa de um padre da igreja que o recebeu muito bem, deu cama e comida para ele.
      Jean estava tentando ser um homem honesto mais acostumado com a vida de antes ele roubou o padre e fugiu, mais logo, logo a policia pegou Jean tentando fugir e levou ele ate o padre.
      Os policiais perguntaram ao padre o que tinha acontecido na noite anterior e o padre disse que tinha dado os pertences a Jean para ele recomeçar sua vida. E então admirado com a bondade do padre Jean resolveu mudar de cidade e começar uma vida nova.
      Chegando a outra cidade Jean mudou de nome vendeu os pertences que o padre tinha lhe dado e construiu uma fabrica onde conheceu fantine que contou toda sua vida para Jean e ele disse que iria ajudá-la. Fantine estava muito doente e logo, logo morreu mais antes disso ela fez um pedido para Jean, ela pediu que ele cuidasse de sua filha que por péssima condições de vida ela teve que entregar a uma família ali por perto.
Então Jean pegou a menina e mudou novamente de cidade e nessa cidade um policial o perseguia e então Jean procurou um padre para ajudar ele a levar uma vida tranquila com sua filha cosette. O padre deu para Jean um emprego de jardineiro e cosette estudava como bolsista.
     Então cosette cresceu e conheceu marius que proibiu de ver seu pai por descobri que ele era um ex- presidiário e ele achava que era também o assassino que matou o policial que o perseguia e o dono da fabrica.
     Cosette e Jean estava sofrendo muito por não poder se ver mais foram levando a vida e então quando Jean estava muito doente marius descobre que Jean era inocente e leva cosette para vê-lo, mais era tarde de mais pois Jean estava morrendo, mais disse para cosette que era pra ela ser uma boa menina sempre pois aprendeu isso com o homem que confiou nele ate o fim, o padre que ele via ao falecer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário