sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Para tão longo amor, Álvaro Cardoso Gomes

,

         ANA LUA:
         
          Para tão longo amor é uma romântica e comovente história publicada pela editora moderna, em 2003. Foi escrita por Álvaro Cardoso Gomes, dedicada especialmente ao jovem leitor.
Tudo começa quando Álvaro vai dar uma palestra em uma escola onde morava e recebe um doce convite de uma aluna, para jantar em sua casa, pois o seu pai era colega dele da escola. Para não ser inconveniente, o autor aceitou mesmo sem se lembra desse seu velho colega.
           Ao chegar a sua casa, Álvaro relembra do Toninho, que o recebe com toda graciosidade. Os dois recordando do velho tempo e pondo os papos em dias, Toninhos começa a contar a sua história. Quando era jovem não se relacionava muito bem com os seus pais, pois o pai bebia e reclamava de tudo.
Logo passou a fazer exercícios, para descontar uma briga que teve com o “valentão” do colégio. A partir daí, ele passa a beber, brincar com as garotas, relaxar nos estudos, desrespeitar todos, distanciar mais dos pais e por dentro se sentir mais infeliz. Até que chega uma nova garota na sua classe, Regina, que lhe despertou atenção, porém ela não gostava do seu jeito estúpido.
          Quando um dia, Regina desmaia no colégio e Toninho é o primeiro a socorrer e acompanhá-la ao hospital, a partir daí ele a visita todos os dias e como ela não pode ir à escola, ele presta atenção nas aulas, para lhe repassar. Toninho passava a mudar a cada dia, mas Regina piorava cada vez mais, pois foi descoberto que tinha leucemia.
        Assim, na sua casa as coisas melhoraram, ele passou a ajudar o pai e amar cada vez mais a garota. Até que um dia teve que passar o dia fora e não foi vê-la; ao chegar a casa recebe a notícia do falecimento de Regina. Toninho ficou extremamente triste e inconformada, mas com o apoio dos pais e a lembrança da doce Regina, Toninho teve forças para tocar a vida.


        FERNANDA:

       Alvaro é um escrito, estava dando autografos quando encontra uma meninhinha que chama-o para jantar em sua casa, ele fica meio sem jeito, recusa algumas vezes mas acaba sedendo. Ao chegar lá ele conhece Toninho, o pai da menina, e seua familia.
      A casa de Toninho era um lugar grande, calmo, como se fosse uma fazenda. Ao passar as horas, Toninho sua mulher e Alvaro, se juntam na varanda, Toninho então conta uma história.
     Quando ele era mais novo, morava com seus pais, o seu pai trabalhava muito, e não dava a atenção necessária ao filho. Na escola Toninho era daqueles meninos que "tanto faz", um menino magrinho, desengonsado. Clovis um valentão sempre arranjava encrenca, até que um dia bateu em Toninho na frente de toda a escola. Ele se sentiu rebaixado, ficou triste, e ao chegar em casa a bronca foi maior por ter apanhado na escola. O garoto decidiu que ia mudar, pois seu pai não tinha tempo para ele, era arrogante, só vivia trabalhando, não dava atenção a sua mãe, gritava com ela quando ia defender Toninho.
     O menino acordava todos os dias cedo, ia malhar correr, evitava o seu pai, começou a namorar sua vizinha a chata e tonta (Neuza), mas não dava atenção necessaria a ela, ele se metia em brigas, começou a andar um um gurpo de garotos fortões, como o grupo de Clovis, o garoto que ele queria se vingar. POr fora ele era um garoto brincalhão que não dava a minima para nada, mas por dentro um menino sozinho, triste acanhado.
      Havia chegado uma novata na sua escola, Regina, era uma menina branca, de cabelos pretos, magrinha, ela de uma certa forma mexeu com os sentimentos de Nelson. Eles não se falavam, eram da mesma classe, quando Nelson soltava piadinhas todos da sua classe riam, menos Regina. Isso mexia com ele, ele ficava idginado. Um dia Regina passou mal em frente à escola, Toninho entrou em desespero e foi ajuda-la, depois desse dia eles sse tornaram muito amigos, e o sentimento foi aumentando cada vez mais. Mas ai veio a noticia que Regina estava muito doente, e talvez não iria suportar.
      Ela não ia mais a escola, Toninho ajudava a sua amada a estudar e cuidava dela e de suas plantas. O clima na sua casa era diferente, era tenso, de brigas, diferente da casa de Regina.
      Chegou um dia que sua amada morreu, Toninho não suportava a dor, ficou sem chão, pra ele a vida não tinha mais sentido, ele se perguntava porque isso tinha acontecido logo com ele, logo com o seu amor. Mas Toninho não deixou de ir visitar a mãe de Regina, e nem de cuidar de suas preciosas flores. E o mais importante, ele se reconciliou com o pai, ajudou eele em seu trabalho, e conheceu a sua atual esposa. Mostra que o amor supera barreiras, o livro é um dos melhores que eu já li.



        LAISLA:

        Toninho era um menino problematico, não se abria com a mãe e nem com o seu pai. Ele tinha muitos problemas, sofria com o pai violento e com a ''sem atitude''e para esquece-los apelava para a bebida e para a violência, achava que tudo iria se resolver se se ele enchesse a cara e malhasse muito, era um adolescenrte bagunceiro, vagabundo e rebelde. Mas toninho estava muito enganado, pois ele estava mentindo para os outros e para si próprio. Para dar prazer ao seu corpo ele navamoava à Neuza, que era perdidamente apaionada por ele, mas ele só iludia ela. Toninho conheceu Regina, uma menina estudiosa, bonita e meiga, por fim ela acaba se apaixonando por a garota... Emfim, é uma histó de amor, amizade e carinho.


       INGRID:

       Uma obra que conta a história de Toninho, um garoto que se considerava um fracassado na vida. Em casa, a situação de Toninho com seus pais não era agradável, na escola vivia arrumando confusões com todo mundo. A única coisa que por um momento ele estava se importando era com a sua força, para bater mais, e mais... Escola, família, trabalho, futuro, pessoas, sentimentos, absolutamente nada tinha importância para ele.
        Mas, nem tudo estava perdido. Regina apareceu em sua vida, pela qual Toninho realmente se apaixonou, e tentou mudar por ela, e depois, por si mesmo, talvez. E ele viu também que, independente do que aconteça, o amor permanece.
        E assim, com essas e várias outras coisas que tinham lhe acontecido, ele passou a mudar mesmo, a melhorar, consigo mesmo e com tudo. E essas mudanças foram a causa da força que ele teve para suportar tantas coisas.
       Essa é uma história de amor muito bonita, que prende ao leito, e é como uma lição de vida para uns; mostra que mesmo parecendo estar tudo perdido, há uma esperança e tudo pode mudar, sempre.


     CAMILA:

     Esse livro conta a historia de um escritor que ao voltar para sua terra natal descobre uma bela historia para o seu mais novo filho que queria publicar, e essa historia começa quando em um das suas exposições de livro vai uma menininha convidar o escritor para almoçar em sua casa a pedidos do seu pai, que já tinha sido colegas de sala.
     Mesmo não sabendo quem era o homem, o escritor aceito o convite, quando chegou a casa reconheceu seu amigo Toninho que estava muito diferente estava mais forte e alto, Toninho apresentou sua família e foram jantar, depois do jantar Toninho conta que levava uma vida muito difícil em sua casa, pois seu pai vivia bebendo e brigando com sua mãe então ele conta que era um menino infeliz.
    Pelo comportamento que tinha em sua casa Toninho bagunçava na escola, brigava com os alunos e com os professores. Certo dia Toninho arranjou briga com um valentão da escola e apanhou feio, seu pai não admitia isso e então como chegou em casa machucado apanhou mais do seu pai. Toninho era um menino revoltado e então resolveu malhar para ficar mais forte e como não tinha dinheiro para academia ele pegou uma revista de orientações e trinando todo dia.
   Toninho também era muito vingativo e disse que ia da o troco em Clovis e assim foi feito Toninho ficou forte e bateu feio em Clovis, e com essa vingança ele fica cada vez mais rebelde começa a namorar com a Neusa, beber e ate fumar, com essa vida largada Toninho vai preso e sua vida vai piorando.
   E sua vida só muda quando entra uma aluna nova na escola, e ele se apaixona cada vez mais por ela só que ela nem dava bola pra ele e isso era o que deixa Toninho furioso
   Certo dia na hora do intervalo Regina passa mal e Toninho corre para levá-la ao hospital salvando sua vida logo depois Toninho foi ver como Regina tava e assim começou uma grande amizade e com essa amizade Toninho resolve se interessar nos estudos trabalhar com seu pai viver sem brigas e frequentar mais vezes a casa de Regina, então Toninho descobre que Regina esta com um serio problema de saúde e fica muito preocupado com ela, e quando Toninho saio para trabalhar em uma cidade perto da que ele morava Regina morre e Toninho fica muito triste mais consegue se recuperar com ajuda dos seus pais

Nenhum comentário:

Postar um comentário